Tia Mimim Puxadeira

Tia Mimim em fotografia do ano de 2023. Foto: Railson Wallace.

A puxadeira Calcilda Pereira de Sousa, conhecida popularmente como Tia Mimim, nasceu em 9 de abril do ano de 1944, na localidade Camotim, interior do município de Moju.
A profissão de puxadeira é muito tradicional na região do município de Igarapé-Miri e geralmente é desempenhada por mulheres que exercem a missão de cura utilizando métodos alternativos, sendo muito comum que pessoas com problemas de saúde relacionados a deslocamentos nos braços, pernas, costas e gravidez, procurem as puxadeiras, que geralmente são mulheres idosas. 
Com a construção e a expansão de hospitais nas cidades do interior da Amazônia, esta atividade foi ficando cada vez mais rara, mas ainda persiste nas poucas puxadeiras que desempenham esta função nos dias atuais.

Tia Mimim desempenhando a atividade de puxadeira.
Foto: Railson Wallace.

Tia Mimim mora em Igarapé-Miri desde os seus 5 anos e iniciou as suas atividades como puxadeira aos 13, quando ainda desenvolvia a função de peconheira (pessoa que sobe na árvore de açaí para colher os frutos). Após cair de uma árvore e deslocar um osso, Tia Mimim teria que ser atendida por um puxador chamado Benedito, que era o único da região. Como morria de medo dos métodos usados por ele, Tia Mimim decidiu que resolveria a luxação sozinha, "puxando" a si mesma. 
Com o conhecimento que adquiriu durante anos de práticas para corrigir os deslocamentos em seu próprio corpo, Tia Mimim começou a atender outras pessoas nos municípios de Igarapé-Miri, Moju, Belém, Barcarena e Cametá, tornando-se conhecida na região por corrigir luxações em humanos e até mesmo em animais. Tia Mimim também atendia mulheres gestantes, corrigindo a posição de fetos que estão em posicionamento que possam ser prejudiciais ao parto.

Casa de Tia Mimim. Foto: Marlon Rodrigues.

Tia Mimim já morou em Belém, no Canal de Igarapé-Miri e no Bairro das 5 Bocas, mas hoje reside com seus filhos e netos nas margens da Rodovia PA-151, Bairro Boa Esperança e ainda atende pessoas em sua casa. 
A cidade de Igarapé-Miri hoje possui dois hospitais e mesmo assim, Tia Mimim ainda resiste em sua profissão, sendo muito procurada para resolver luxações e problemas na gravidez, sendo a puxadeira mais conhecida de Igarapé-Miri, atendendo até mesmo, pessoas de outros municípios que procuram.

História na íntegra

7 comentários:

  1. Muito famosa na cidade, mulher guerreira, parabéns, pelo trabalho e ajuda ao povo.

    ResponderExcluir
  2. Minha avó ❤️❤️

    ResponderExcluir
  3. Essa eu recomendo e aprovo

    ResponderExcluir
  4. Minha tia 💗💗💗💗💗

    ResponderExcluir
  5. Não sei o que será de nós qndo ela se for. Ela é única e em todos os sentidos rsrs. Deus dê muita saúde a tia mimim.

    ResponderExcluir
  6. Olha tia Mimim irmã do meu avô 🥰

    ResponderExcluir