Maria Antonia em foto do ano de 2023. Foto: Marlon Rodrigues. |
A professora, compositora e musicista Maria Antonia de Oliveira Nonato, nasceu no dia 14 de junho de 1958, no rio Santo Antonio, interior do município de Igarapé-Miri. Filha de Levino Fonseca Nonato e Benedita Ferreira de Oliveira, cresceu na cidade de Igarapé-Miri, onde morou em vários bairros, como a África e a Marambaia, sendo atualmente moradora da Rua Rui Barbosa, no Bairro da Matinha.
Maria Antonia começou os seus estudos no Instituto Nossa Senhora Sant'Ana, estudando também na Escola Aristóteles Emiliano de Castro (Ginásio) e na Escola Enedina Sampaio Melo, todas em Igarapé-Miri. Hoje, é formada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Desde a sua infância, Maria Antonia sempre foi apaixonada pelas manifestações culturais de Igarapé-Miri, participando das quadrilhas Alegria Junina, Roceiros da Matinha, Curumim na Roça, Cheiro de Patchouli e Roceiros da Boa Esperança. Nas bandas marciais de Igarapé-Miri, Maria Antonia atuou como regente nas bandas da extinta Escola Nossa Senhora Sant'Ana (Escola da Maria Celes), Raimundo Emiliano Pantoja, Aristóteles Emiliano de Castro (Ginásio) e do Instituto Sant'Ana (INSA), além de participações no Boi Bumbá Pingo de Ouro, onde interpretou a personagem Catirina. Participou também de grupos teatrais organizados pela professora Eurídice Marques e Rui Pureza, além de outros grupos, onde colaborou com mestres da cultura miriense, como Dona Onete, Contra-Maré, Professora Mocinha e outros.
Na Banda de Sant'Ana, Maria Antonia ocupou por anos, o cargo presidente do grupo musical, sendo também, uma das componentes que inicialmente tocava um bombardino, passando para o trompete, mas por motivos de saúde, atua hoje, na percussão do grupo. Participou ativamente, da criação da Escola de Música da Banda de Sant'Ana Professor Amintas Pinheiro, inaugurada em julho de 2015.
Maria Antonia com a Banda Musical de Sant'Ana. Foto: Banda de Sant'Ana. |
Em 14 de junho de 2017, Maria Antonia criou o Grupo Folclórico Carimbolando, que é uma banda musical do ritmo regional carimbó, formado hoje por 20 integrantes, que tocam músicas autorais escritas por Maria Antonia. As canções do Carimbolando, retratam os costumes, tradições e o cotidiano do povo miriense, difundindo através da música e da dança, as belezas do município de Igarapé-Miri.
Grupo Carimbolando em uma apresentação em Belém. Foto: Paróquia São Judas Tadeu, Belém. |
Em 2022, em parceria com um grupo formado por familiares e amigos, Maria Antonia criou o Boi de Banda, um boi bumbá que realiza cortejos pelas ruas da cidade de Igarapé-Miri, em momentos festivos como os festejos juninos, Festival do Camarão, Festa de Sant'Ana e outros.
O Boi de Banda mistura entre os seus brincantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos que juntos se divertem com os coloridos cortejos pelas ruas da cidade.
Boi de Banda em um dos cortejos pelas ruas de Igarapé-Miri. Foto: Francisco Costa. |
Hoje, Maria Antonia é funcionária da Escola Municipal de Artes João Valente do Couto, onde atua como professora de Educação Física, além de participar dos grupos culturais existentes na instituição como o grupo teatral e do Boi Bumbá Pai do Campo, onde interpreta a personagem Catirina.
Maria Antonia também trabalha como animadora infantil e coordena os grupos Boi de Banda e Carimbolando.
Parabéns Maria Antônia, por tudo o que vc representa pra cultura miriense.
ResponderExcluir