Tia Curumim da Vila Menino Deus do Anapu

Tia Curumim em fotografia do ano de 2024. Foto: Marlon Rodrigues.

Maria do Rosário Ferreira, conhecida popularmente como Tia Curumim, nasceu no rio Anapu, interior do município de Igarapé-Miri, no dia 01 de outubro de 1937. É filha de Sebastiana Pena Ferreira e Valdemar Lopes Maia. 
Aos 7 anos, Curumim perdeu seu pai que veio a falecer, sendo ela e sua irmã, criadas pelos seus avos Margarida Machado Maia e Delino Lopes Maia. Tia Curumim mora desde sua infância na Vila Menino Deus, enquanto sua irmã foi morar na casa da madrinha, na capital, Belém. 
Ainda em sua infância, uma família oriunda de Abaetetuba comprou um terreno no local onde hoje fica a Vila Menino Deus e construíram algumas indústrias, passando ela a morar com essa família, pois trabalhava como babá naquela casa. Curumim morou na casa dessa família até completar seus 15 anos, pois eles foram embora da localidade, passando ela a morar com a sua mãe. Hoje Tia Curumim reside há mais de 30 anos em sua atual residência.

Casa onde Tia Curumim reside há mais de 30 anos.
Foto: Railson Wallace.

Segundo Tia Curumim, na Vila Menino Deus, são 7 casas antigas contando com a dela, que ainda estão de pé e ressalta que seus filhos, netos e bisnetos, todos nasceram naquela localidade. 
Pela a falta de escolas de séries mais avançados na localidade, ela estudou somente até a 3° série do ensino fundamental, pois nesse tempo quem quisesse dar prosseguimento aos estudos, teria que se mudar para a cidade de Igarapé-Miri. Como ela não tinha condições financeiras, encerrou seus estudos. Já adulta, todos os filhos de Tia Curumim foram estudar na cidade, estando hoje, todos então formados. 

Tia Curumim em sua juventude. Foto: Marlon Rodrigues.

Hoje, moradora viva mais antiga da Vila Menino Deus do Anapu, Curumim diz que a vila cresceu bastante, pois no seu tempo de juventude, era apenas um caminho com poucas casas na beira do rio. Ela se sente feliz por todos os seus filhos estarem au seu lado, pois não tem interesse em abandonar sua casa, o lugar onde cresceu e foi criada.
                                                     

História na íntegra


Nenhum comentário:

Postar um comentário