Tio Vá Coveiro do Cemitério Bom Jesus

Tio Vá em fotografia do ano de 2023. Foto: Marlon Rodrigues.

João Batista dos Santos Moraes, conhecido popularmente como Tio Vá, nasceu em 06 de abril do ano de 1944, na Estrada Alves Teixeira, atual bairro da Boa Esperança, cidade de Igarapé-Miri. Em sua infância, Tio Vá trabalhou em várias lavouras com seus pais e foi vendedor de frutas, como, pupunha e laranja. Em 1976, aos 32 anos, Tio Vá começou a trabalhar como coveiro do Cemitério Bom Jesus dos Passos de Igarapé-Miri, iniciando assim, uma longínqua história que o consagrou como uma figura "folclórica" de nossa cidade.

Cemitério Bom Jesus dos Passos, local de trabalho de Tio Vá.
Foto: Railson Wallace.

Em quase cinco décadas de trabalho como coveiro, Tio Vá presenciou várias mudanças no Cemitério Bom Jesus, desde a sua ampliação até o superlotamento atual da principal necrópole de Igarapé-Miri. 
É rotineiro passar em frente ao Cemitério Bom Jesus e ver Tio Vá no portão ou nas proximidades daquele campo-santo, pois ele passa parte do dia naquele local, sendo o principal guia das pessoas que procuram pelas sepulturas dos seus entes queridos. Mesmo no período da pandemia Tio Vá continuou desempenhando a sua profissão, auxiliando nos numerosos enterros das vítimas da COVID-19, atendendo aos chamados em todos os horários, inclusive nas madrugadas. 

Tio Vá acariciando uma cadelinha que mora no Cemitério Bom Jesus. Foto; Railson Wallace.

Tio Vá é uma figura bastante conhecida no município e reside com sua família no bairro da Cidade Nova. É aposentado por idade, já não desempenha funções como funcionário da Prefeitura de Igarapé-Miri, mas quando solicitado, continua realizando trabalhos particulares no Cemitério Bom Jesus.
João Batista ou Tio Vá, é conhecido e querido pelo seu carisma e paciência ao conduzir os seus trabalhos.

Um comentário: