Pintor Rubens Lourinho

Pintor Rubens Lourinho, em foto de 17 de setembro de 2022. Foto: Marlon Rodrigues.

Rubens Lourinho Portilho, conhecido popularmente como Rubens Pintor, nasceu na cidade de Igarapé-Miri, no dia 06 de julho de 1968. Filho de Raimunda Benedita de Seixas Lourinho e Antonio Botelho da Silva Lourinho, Rubens é pintor, artista plástico e autor de várias obras que retratam a cultura, culinária, história e natureza miriense, através da pintura.
Rubens começou sua vida artística aos 9 anos, quando pintava embarcações, aos 12 anos, já desenhava paisagens. Sem recursos para comprar telas para pintura, Rubens coletava pedaços de madeiras e confeccionava seus quadros de forma artesanal, pregando pedaços de tecidos em ripas e pintando com as tintas que conseguia, pedindo nos estaleiros. Algumas pessoas riam das pinturas de Rubens, mas muitos também o incentivavam. 
Com o tempo, Rubens foi se profissionalizando na pintura, passando a trabalhar na abertura de letras em embarcações. Em 1998, conheceu o Padre Franco, então pároco de Igarapé-Miri, que o convidou para pintar imagens sacras na Igreja Matriz e confeccionar os vitrais das janelas da Igreja de Sant'Ana que até hoje a embelezam.

Rubens Lourinho após conclusão da pintura interna da Igreja
de Sant'Ana. Foto: Acervo de Suely Miranda.

Com o seu trabalho ganhando destaque a nível estadual, Rubens foi convidado para dar aulas de pintura em um presídio de Belém. Participaram vários artistas de várias partes do Brasil. Lá, a equipe da TV Liberal (filiada Rede Globo no Pará), que estava fazendo uma matéria sobre o curso, conheceu o trabalho de Rubens, e convidaram o artista para dar aulas de pintura no Marajó. Ao retornar, a chefe do Jornalismo da TV Liberal Simone Amaro, o convidou para fazer um teste na Rede Globo no Rio de Janeiro, Rubens foi aprovado e se mudou para a cidade maravilhosa, levando os seus conhecimentos, mas também aprendendo muita coisa nova.
Rubens trabalhou na construção de cenários de várias programas da Rede Globo como o Programa da Xuxa, Domingão do Faustão, na minissérie Hilda Furacão, nas novelas Corpo Dourado, Por Amor e outros programas da emissora. 

Rubens Lourinho ao lado de algumas pinturas de sua autoria. Foto: Railson Wallace.

Após um tempo trabalhando na Globo, Rubens pediu para visitar sua família em Igarapé-Miri, mas só conseguiu autorização de viiagem após o fim da novela Por Amor, que foi gravada na Itália. Rubens veio para Igarapé-Miri, mas acabou iniciando um namoro e decidiu não voltar para o Rio de Janeiro.
Após sair da Globo, Rubens ainda trabalhou na Record TV em São Paulo e na Record TV Belém.
Rubens também é autor da famosa coleção de quadros sobre as memórias dos engenhos de Igarapé-Miri, que foram inspiradas nas memórias de falecido Miguel Machado (sogro de Rubens). Os quadros fazem parte do acervo da Casa da Cultura de Igarapé-Miri.

Uma das telas da coleção sobre os engenhos de Igarapé-Miri.
Foto: Instituto Neto Almeida.

Rubens hoje trabalha com letreiros, desenhos artísticos e publicitários, pintando telas em desenhos abstratos, paisagistas e pinturas baseadas na história e cultura miriense.
Rubens é um dos mais famosos pintores de Igarapé-Miri e tem quadros espalhados por todo o Brasil. 

história na íntegra

2 comentários: